TPACK

Technological pedagogical content knowledge

Olá professor(a), é com grande prazer que dou as boas-vindas a todos vocês nesta unidade sobre o TPACK, em que vamos mergulhar na interseção entre tecnologia, pedagogia e conteúdo, desvendando como esses elementos podem se combinar para melhorar a prática docente e o desempenho dos alunos.

Assista o vídeo abaixo, no qual explicamos o que é o TPACK:

TPACKé umframeworkteórico criado a partir doPCK (Pedagogical Content Knowledge), que foi um modelo proposto porShulman (1986). 

O PCK se refere aoconhecimento específico que os educadores têm sobre como ensinar determinado conteúdo para seus discentes. Esse modelo integra a compreensão dosconceitos,estratégias,abordagens emétodos de ensino.

O PCK representa a intersecção entre a esfera do Conhecimento do conteúdo e  do Conhecimento pedagógico.

Ainda que a abordagem de Shulman seja verdadeira, desde a década de 1980 ocorreram mudanças significativas no que tange o uso de tecnologias na educação. Devido à disponibilidade de uma gama de novas tecnologias, principalmente as digitais, e aos requisitos para que os professores(as) se apropriem delas para aprender como aplicá-las ao ensino, “estas novas tecnologias mudaram a natureza da sala de aula ou têm potencial para o fazer” (Mishra e Koehler, 2006. p. 1024, tradução nossa).

Mishra e Koehler (2006) salientam que com o ritmo rápido que estas novas tecnologias digitais estão evoluindo, provavelmente impedirá que elas se tornem “transparentes” num futuro próximo. No entanto, apenas instrumentalizar os professores(as) acerca do seu uso pode ser ineficaz, por serem desconsiderados fatores como obsolescência, descontextualização, entre outros aspectos que podem levar a uma aprendizagem somente da tecnologia pelo discente, em vez do conteúdo.

Portanto, oTPACK destaca as inter-relações, interações, oportunidades e limitações entre o conteúdo, a pedagogia e a tecnologia.

Neste modelo, o conhecimento do conteúdo(C), da pedagogia(P) e da tecnologia(T) é imprescindível para a criação de práticas educacionais eficazes. Abaixo são citadas algumas características de cada esfera.

 TPACK é a base para entender como usar uma determinada ferramenta tecnológica (TK) para ensinar um conceito específico (CK) de maneira eficaz (PK), (Mishra; Koehler, 2006).

É um conhecimento inerente ao educador que mescla todas as esferas, a partir disso, estabelece a sua estratégia de ensino. No entanto, para o docente poder articular essas esferas é necessário que ele tenha conhecimento em ambas. Para que isso seja possível é necessário qualificar este docente no sentido de compreender o potencial dessas tecnologias na educação, mas, também, de que forma se apropriar disso com intencionalidade pedagógica.

“O TPACK representa uma classe de conhecimento que é central para o trabalho dos professores(as) com tecnologia. Este conhecimento normalmente não seria detido por especialistas tecnologicamente proficientes no assunto, ou por tecnólogos que sabem pouco do assunto ou de pedagogia, ou por professores(as) que sabem pouco desse assunto ou sobre tecnologia.’’ (Mishra e Koehler, 2006, p.1030).

O TPACK está dividido
em 5 fases

Referese ao conhecimento sobre as ferramentas e tecnologias disponíveis, incluindo como operálas e integrálas eficazmente na prática pedagógica.

Entendese como o conhecimento sobrepráticas pedagógicas, pertinenteàs questões de aprendizagem dos alunos (as), gerenciamento de sala de aula.

Referese ao conhecimento específico doassunto que deve ser aprendido ou ensinado, incluindo conceitos, teorias, princípios e métodos e abordagem do conteúdo.

Referese integração doconhecimento do conteúdo e tecnológico. Pressupõese que o docente já tenha oconhecimento do conteúdo, no entanto, apenas saber a matéria não é um indicadorde sucesso no compartilhamento do conteúdo com os estudantes.

Referese apropriação douso das tecnologias por parte dos educadores.Assim como apenas o professor saber o conteúdo não indica que os seus estudantes obterão uma aprendizagem significativa, apenas usar as tecnologias digitais também não são um indicativo de sucesso.

Quer saber mais sobre as Tecnologias Digitais Imersivas?

Scroll to Top